Ligando motor escovado corrente contínua com reostato – Placa barata de fácil de achar

Por vezes é necessário realizar o controle de velocidade de motores sem que seja preciso usar o rádio controle. Sim, pois esse ajuste manual pode ser prático para algumas aplicações. Controlar a velocidade de um motor nos leva a um nome genérico chamado reostato. Na web é possível encontrar uma série de circuitos que mostram essa aplicação. É bem verdade que com uns 3 ou 4 componentes dá para se realizar isso. Porém se você não quiser ter trabalho para construir um circuito saiba que é possível comprar na web uma pequena plaquinha já pronta e bem barata.

Com o uso dessa placa você pode facilmente controlar de forma suave a velocidade de motores escovados de corrente contínua. Sim, eu disse escovados. Pois para haver o controle de velocidade de um motor sem escovas o circuito é bem diferente. Essa pequena placa é capaz de controlar até 90 Watts de potência. O circuito controla a velocidade através de PWM, ou seja, por largura de pulsos. A tensão indicada de funcionamento é de 3 Volts até 35 Volts. A máxima corrente é 5A.

Observe que a placa é bem pequena e a mesma possui indicação no lado inferior sobre qual o terminal da entrada do motor assim como a tensão. Não é preciso soldar nada. Tudo é ligado através do uso de uma pequena chave Philips.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *