Como ligar receptor, ESC, servo e motor em um aeromodelo – disposição dos fios

Em um modelo elétrico, seja, carro, barco ou avião, existe um padrão bem comum na ligação da parte elétrica. Esses modelos possuem um componente chamado ESC. Ele faz o controle de velocidade do motor. É comum também que o ESC já possua internamente o chamado BEC. O BEC é a parte do dispositivo que fornece os 5 Volts necessários para alimentar o circuito do receptor do controle remoto.

É comum utilizarmos as chamadas baterias LIPO nesses modelos, mas pode-se encontrar outras baterias sendo utilizadas. No caso, diferentes baterias não vão gerar uma ligação elétrica diferente da que vou mostrar.
Também precisamos ter o motor elétrico. Esse motor pode ser do tipo com ou sem escovas – ou seja, brushless ou não. Caso o motor seja com escovas ele terá somente dois fios. Já um motor brushless (sem escovas) será composto por 3 fios.

Para finalizar precisamos do receptor do rádio controle onde o chamado bind (sincronismo) com o transmissor já foi estabelecido.
Agora já podemos ligar tudo. A ligação é simples e ajuda muito os novatos nessa área. Veja na imagem abaixo a disposição de cada um dos componentes mencionados nesse texto.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *