Você também pode montar seu ESC de forma fácil

É bem verdade que vivemos dias onde o motor sem escovas está por todo lugar. Tratam-se de motores com uma série de vantagens sobre os motores com escovas. Em um post próximo falarei em mais detalhes a respeito desses motores. Porém mesmo com muitos pontos positivos sobre os escovados, esses últimos ainda tem seu espaço. É comum nos depararmos com ela sendo usado em várias aplicações. O mais comum é encontrar eles em barcos e carros RC. Mas como disse, esses dois tipos de modelos mencionados podem também utilizar-se dos brushless (sem escovas).

Em um recente projeto meu, fiz uso do famoso motor 550. Trata-se de um bichinho bruto que usa 12 Volts de alimentação e consome uma corrente de cerca de 4A com carga. Para você ter uma ideia esse motor é utilizado em parafusadeiras potentes. É claro que usa-se uma caixa de redução para que seja possível aumentar a força do mesmo.
Para controlar os motores, tanto escovados como os sem escovas nos vários modelos, precisamos do que é conhecido como ESC – Eletronic speed control. O ESC para motor sem escovas é diferente do ESC para motor de escovas. A diferença básica aos olhos é que o ESC para brushless possui 3 fios, já o outro ESC possui somente 2 fios em um dos lados. Esse lado é o que faremos a conexão com o motor. Se for escovado, temos somente 2 fios.

O ESC é um componente que pode ser comprado diretamente em uma loja de modelismo. Porém caso deseje, saiba que é possível construir um mesmo sem conhecer profundamente sobre eletrônica. A base do projeto é um servo mecanismo. Mas como assim, você deve estar se perguntando. Te explico em detalhes. Para fazermos a conexão do nosso ESC com o receptor precisaremos de uma eletrônica que faça a identificação da posição do stick do controle remoto. Para fazermos isso através do uso de componentes eletrônicos, seria muito trabalhoso e necessário maiores conhecimentos de eletrônica por parte de vocês. Mas podemos utilizar a pequena eletrônica que existe dentro de um servo e assim a nossa montagem vai ficar muito mais simples.

Com o uso dessa plaquinha que existe no servo, podemos simplesmente adicionar mais 2 componentes e o circuito está pronto. Esses dois componentes são: resistor e transistor. O que ocorre é que quando acionamos o stick o transistor vai sendo sensibilizado e ele vai permitindo circular corrente pelo motor que está ligado a ele. O transistor é um componente ativo no circuito e por isso ele vai esquentar quando em funcionamento. Dessa forma, é importante instalar o que chamamos de dissipador de calor nesse componente. O dissipador é uma placa de alumínio que faz com que o seja retirado o calor do componente. É muito comum utilizarmos também uma pasta para facilitar essa transferência de calor. Essa pasta é conhecida como – Pasta Térmica.

O circuito funciona perfeitamente. Utilizo ele em dois barcos meus e nunca deram problema. Quer dizer. Uma vez deu um problema sim. Estava navegando com um barco em um espelho d água. Quando veio uma rajada de vento muito grande. O local favorece a ocorrência de ventos canalizados. Resumindo, o barco virou e queimou o ESC caseiro. Mas tirando esse pequeno detalhe o circuito funciona muito bem.

2 respostas para “Você também pode montar seu ESC de forma fácil”

  1. espetacular..Falta uma coisa..Eu tenho uns esc de 20 amperes comprados de fábrica..O meu avião de 130 cm de envergadura tem um mor com escovas..Acontece que o esc aquece muito..Quantos amperes esse esc caseiro aguenta? é possivel aumentar a capacidade em amperes ? obrigado

    1. Pela especificação do componente, a corrente de dreno suportada por ele é de 35A. Eu nunca cheguei nem perto disso. Por isso não posso dar certeza. Mas você vai precisar de um bom dissipador de calor também. Aconselho fazer experiências na bancada.

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