Um novo cortador de isopor para peças de grande dimensão

Vou mostrar aqui o cortador de isopor que montei. O cortador de isopor é uma tremenda ferramenta que pode ser usada para as mais variadas finalidades. No meu caso de ‘inventor’, utilizo ele para cortar isopor, também depron e até plástico. Depron é um tipo de isopor. Na verdade a estrutura dele é diferente. Digo tipo, pelo fato de ser tão leve quanto, porém ele é bem mais resistente. Inclusive o depron é mais caro que uma placa de isopor do mesmo tamanho.

Como gosto também de aeromodelismo, o depron e isopor precisam de ferramentas boas para corte. É aqui que entra o cortador de isopor.

Eu montei 2 cortadores. Um deles com uma abertura bem larga para poder cortar peças grandes como por exemplo, uma asa de um aeromodelo. Nas fotos a seguir irei mostrar os detalhes. Ele tem a estrutura formada por madeira na medida de 2 cm x 2 cm.

Madeiras para o cortador de isopor
Madeiras para o cortador de isopor

IMG_0202

Para prender tudo fiz uso de ‘L’s de metal usados para prender prateleiras e também uniões de metal conforme você pode ver nas fotos abaixo.

Cortador de Isopor

Cortador de Isopor

O fio que corta o isopor é de nicromo. Nicromo é uma liga criada pelo homem e leva esse nome, pois em sua estrutura vão os materiais base níquel e cromo. Ele é um mau condutor de eletricidade, por isso quando a corrente circula pelo mesmo gera aquecimento. Nesse caso ele ser um mau condutor é bom, pois assim ele esquenta (que é essa intenção de uso). Ele também pode ser encontrado em ferro de soldar e ferro de passar roupas entre várias outras aplicações. Abaixo você pode ver um rolinho de fio de nicromo.

Fio de Nicromo

Esse fio você compra à metro ou em pedaços menores já voltados para serem instalados em cortadores de isopor. É algo barato e nos sites de venda via internet você acha para vender.

Cortador de Isopor

Cortador de Isopor

Cortador de Isopor

IMG_0218

Para alimentar o fio de nicromo e podermos cortar isopor, precisamos da fonte de alimentação. Essa fonte pode vir de pilhas, baterias e até mesmo de uma fonte que converta os 110 Volts da tomada para uma tensão mais baixa. Tenha em mente que quanto maior a extensão do fio, maior será a tensão necessária para ter um bom aquecimento. O ideal é você ter ou montar um regulador de tensão. Também conhecido como reostato, o circuito pode ser ligado à saída de uma fonte de alimentação e a saída do circuito ligada diretamente à resistência do cortador de isopor através de fios. Na minha caixa de campo o reostato pode ser visto na imagem abaixo (parte esquerda) logo acima do multímetro.

Caixa de Campo
Caixa de Campo

2 respostas para “Um novo cortador de isopor para peças de grande dimensão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *