Você não imaginava que era possível entelar a asa com papel

Anos atrás essa era a única forma de entelar a asa de um avião, utilizando papel. Com o passar dos anos surgiram uma série de novas possibilidades, entre elas a mais famosa que utiliza um filme plástico retrátil com o calor. Muito conhecido como monokote esse plástico é o responsável por encapar, digamos assim, a maior parte dos aeromodelos. Ah, bem importante falar que ele funciona com calor e por isso não é aplicado em aviões de isopor. Nos aviões de isopor você precisa usar um filme adesivado.

Porém voltando ao papel de seda, saiba que é possível entelar a asa com ele ter excelentes resultados. Basicamente você precisa do papel de seda. Existem papéis um pouco mais grossos no mercado voltado exclusivamente para essa função e ainda é possível comprar via internet. No meu caso fiz o uso do papel de seda mais fino, também chamado de papel fino. Esse papel é muito usado em pipas e funciona super bem.

Você precisa colar ele com a ajuda de um pincel passando cola branca diluída em água. Vá então colocando o papel já cortado nas partes. Depois de colar toda a asa você precisa borrifar água na asa para ela poder esticar. Esse processo, de esticar, vai levar mais de uma hora após aplicada a água.

No vídeo mais abaixo você verá a asa que entelei usando esse papel. Nele falo também a respeito da técnica que deve ser usada nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *