Fonte chaveada para usar no seu carregado de baterias LIPO, chumbo e outras

No mercado existem diferentes tipos de fontes disponíveis. Desde aquelas bem simples, que tratam-se de uma caixinha que você acopla na tomada da parede até outras com aspectos bem maiores. Hoje em dia existe uma grande quantidade de fontes chamadas: chaveadas. Mas nem sempre foi assim. Há 30 décadas atrás você não acharia uma fonte chaveada para vender. Toda fonte que fosse comprada obrigatoriamente seria do tipo que chamamos: linear. Trata-se de uma fonte que possui um transformador. Esse componente é responsável por diminuir (mas pode até aumentar) a tensão de entrada. Ou seja, se ele for ligado em 127 Volts ele pode abaixar essa tensão para 12 Volts por exemplo. A fonte linear é muito estável e com muito menos ruídos do que uma fonte chaveada. E por isso ainda é utilizada em várias aplicações.

Mas voltando há 30 anos atrás, as fontes lineares que existiam eram encontradas somente dentro dos computadores. Com o passar dos anos é que elas se tornaram mais comuns. Assim como a fonte linear tem vantagens e desvantagens, o mesmo se aplica a fonte chaveada. A fonte linear possui sua capacidade de corrente diretamente associada ao transformador. Assim, quanto maior for a necessidade de corrente é preciso se obter um transformador maior (fio mais grosso), mais pesado e mais caro. Já no caso das fontes chaveadas isso acaba por ser resolvido.

Essas fontes são capazes de oferecerem uma alta capacidade de fornecimento de corrente, mas sem pesar muito. Além disso também não ocupam o mesmo espaço de uma fonte linear. No caso seu uso dentro dos computadores foi uma necessidade importante. Pois o computador já era um produto grande e razoavelmente pesado (estou falando de um gabinete). Imagina se fosse adicionado dentro dele um transformador enorme e pesado. Só iria tornar o transporte e manuseio ainda mais difícil. Então no caso dos computadores, a adoção de uma fonte chaveada foi algo essencial. Até porque o computador consome uma corrente razoável e por isso o transformador que seria preciso teria um peso considerável.

As fontes chaveadas atualmente são muito comuns de serem encontradas. Vão desde os carregadores de celular até pequenas caixas metálicas mais brutas que podem ser usadas nas mais diferentes aplicações. Na internet, como no Mercado Livre, ou mesmo em lojas de materiais eletrônicos, nós encontramos algumas fontes chaveadas com uma elevada capacidade de fornecimento de corrente. Falar de 10A, 20A e 30A para essas fontes é algo absolutamente normal. Agora imagine um transformador usado em uma fonte linear com capacidade de fornecimento de corrente de 30A. Seria bem grande e muito pesado.

Nos projetos de eletrônica, essas fontes ajudam muito. Eu, por exemplo, utilizo uma fonte dessas para fornecer uma elevada corrente para o meu carregador de baterias LIPO. O processo de carga de uma bateria LIPO demanda uma alta capacidade de corrente, e essas células são leves e perfeitas para essa aplicação. Você encontra no mercado fontes de 12 Volts e 24 Volts. A capacidade de corrente, como já disse, são as mais variadas possíveis. Mas para se carregar as baterias LIPO, em geral uma fonte de 10A será mais do que suficiente. Inclusive com uma fonte dessas você será capaz de carregar até mais de uma célula ao mesmo tempo.

Aconselho a você criar um pequeno espaço na sua bancada com uma fonte dessas que poderá ser ligada ao seu carregador LIPO ou até mesmo para ser utilizada com outros equipamentos, dada a sua versatilidade. Só lembrando que é uma fonte um tanto ruidosa. Por isso ligar um aparelho de som com ela pode não ser a melhor saída. Na prática o aparelho vai funcionar normalmente, mas podem surgir roncos na saída de áudio. É claro que você pode tentar fazer uso de capacitores e indutores para criar filtros na proposta de reduzir esses efeitos indesejados.

No vídeo abaixo eu mostro em detalhes a minha fonte chaveada e como faço para utilizá-la durante a carga das minhas baterias LIPO. Dá uma olhada e depois deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *