Monte facilmente sua bancada de eletrônica e modelismo

Uma Mini Oficina em Casa

Todo bom “fazedor” precisa de um cantinho organizado (ou quase organizado), para poder criar seus inventos. Aqui vou mostrar um pouquinho do meu cantinho. Cantinho mesmo, porque transformei um banheiro de empregada em oficina. Para melhorar o espaço retirei a privada e o box de vidro. Coloquei prateleiras do chão ao teto, literalmente. Várias gavetinhas e porta trecos para facilitar a organização por todos os lados.

Minha Oficina
Minha Oficina

Uma coisa legal é que por ser originalmente um banheiro eu tenho uma pia para lavar/limpar as coisas.

Detalhe da pia na oficina
Detalhe da pia na oficina

Para aumentar mais ainda a área de utilização, tirei a porta original e coloquei uma sanfonada (quase não ocupa espaço).

Porta Sanfonada
Porta Sanfonada

Em um dos lados prendi as ferramentas na parede para dar dessa forma um melhor acesso à elas. Para conseguir prender adequadamente as ferramentas, fiz um revestimento de madeira (MDF) de 1,5 centímetros. Abaixo algumas fotos de parte das ferramentas.

Ferramentas presas na parede
Ferramentas presas na parede
Mais ferramentas
Mais ferramentas
Ferramentas presas na parede
Ferramentas presas na parede

A bancada é forrada com uma manta de borracha de 2 milímetros de espessura. Tem algumas fotos aqui nesse post que foram tiradas antes da bancada ser forrada. Mas esse visual foi o que ficou após a forração dela.

Minha bancada
Minha bancada

Para enxergar melhor, 2 lâmpadas fluorescentes iluminam toda a bancada. A alimentação dos 110 Volts da bancada passa primeiro por um disjuntor de proteção. Depois ela é entregue à iluminação e tomadas que ficam posicionadas ao fundo.

Ferramentas na bancada
Ferramentas na bancada e lâmpada fluorescente

Na foto abaixo é possível ver as tomadas ainda para serem instaladas em definitivo. Coloquei tomadas antigas que tinha guardado ainda do padrão anterior ABNT. Elas ficaram localizadas bem ao fundo logo acima de um suporte de ferramentas que será melhor mostrado mais abaixo.

CAM00092

Em uma das laterais montei alguns instrumentos de bancada.

– Um pequeno amplificador de prova. Ele tem boa sensibilidade podendo ser ligado até em saídas sem amplificação. A potência máxima resultante é de cerca de 2 Watts. Acoplei um pequeno alto-falante na saída desse amplificador.

Circuito do mini amplificador
Circuito do mini amplificador

Mais detalhes sobre a construção desse mini amplificador que usei em minha bancada você encontra aqui mesmo no meu blog no link abaixo.

https://www.alexbaroni.com.br/eletronica/aprenda-a-montar-um-amplificador/

– Uma bateria selada de 12 Volts. Ela é super útil para ligar equipamentos que usem essa tensão e consumam altas correntes já que ela é capaz de fornecer até 7 A.

Bateria selada 12 Volts
Bateria selada 12 Volts

– Fiz um cantinho para colocar meus instrumentos de medição como multímetros. Tenho analógicos e digitais. No futuro nesse nicho também irei colocar uma fonte variável.

– Na parte frontal mais ferramentas penduradas para facilitar o acesso à elas. Esse suporte frontal foi comprado na loja Leroy Merlin. Ele é bom para ser usado com chaves de fenda e alicates. Possui um grande número de orifícios e suporta bem o peso.

Suporte para ferramentas comprado na Leroy Merlin
Suporte para ferramentas comprado na Leroy Merlin

Gaveteiros de plástico são bem legais. Possuem grande área interna e dá para guardar muita coisa. Esse aí ficou bem acima de onde era a privada do banheiro. O acesso à privada foi fechado de forma adequada à não trazer cheiro ao ambiente. Bem acima desse gaveteiro é possível também ver um guarda trecos. Foi comprado na Leroy Merlin, é tipo uma cesta plástica com buracos para poder ver o seu interior mais facilmente.

Gaveteiro para arrumar melhor as coisas
Gaveteiro para arrumar melhor as coisas

Pequenas gavetinhas são fundamentais para miudezas. Essas abaixo são usadas para separar os componentes eletrônicos. São capacitores, resistores, transistores, LEDs… . Enfim, ajudam demais. Eu as etiquetei para tornar fácil encontrar as peças. Há anos atrás optei por ter pelo menos cerca de 20 unidades de cada componente eletrônico mais utilizado. São componentes muito baratos e vale o investimento. Dessa forma fica fácil tocar novos projetos sem ter que ir até uma loja comprar componentes. É claro que não é possível ter um pouco de tudo. Principalmente quanto à circuitos integrados. Nesse caso só dá para ter os valores mais utilizados, o que já é alguma coisa.

As gavetinhas de cor cinza tem uma grande vantagem. Elas possuem um encaixe e dessa forma é possível interligá-las tornando assim todo o conjunto mais estável. Eu as utilizo para guardar resistores e capacitores. Elas perfazem um total de 240 unidades. As caixinhas transparentes vão CIs, LEDs e todos os outros componentes. Potenciômetros, chaves e outros maiores ficam em gavetas mais espaçosas. Além dessas, o total dos compartimentos separados para componentes são quase 500. Dessa forma fica muito mais fácil encontrar as coisas.

Gavetinhas para separar componentes eletrônicos
Gavetinhas para separar componentes eletrônicos

Os mini gaveteiros também são uma grande pedida para organizar os trecos. Veja a foto abaixo.

Gavetinhas para separar componentes eletrônicos
Gavetinhas para separar componentes eletrônicos

Existem uns compartimentos que são usados também para miudezas. São frequentemente utilizados para separar material de pesca. Os meus tem 10 compartimentos cada um e fica super organizado. As etiquetas nesse caso são coladas na tampa (ou seja, parte superior).

Mais componentes
Mais componentes

Claro que a coisa não está completa. Ferramenta é assim mesmo, quanto mais melhor. Então a cada dia mais e mais ferramentas são incluídas ao acervo. Ah, é claro, incluídas e utilizadas com frequência. Afinal, são muitos inventos a serem construídos. Assim é com qualquer “fazedor”, inventor, criador, professor Pardal… .

Observação: “Fazedor” não existe na Língua Portuguesa. É tão somente uma forma descontraída de tratar as pessoas que gostam de fazer trabalhos manuais. Na Língua Inglesa é comum ouvirmos a sigla D.I.Y. Esse acrônimo quer dizer – Do it Yourself, ou seja, Faça Você Mesmo. Mãos à obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *