O que é, e como funciona um dínamo

Dínamo – Veja o funcionamento

Aqui irei ensinar como funciona um dínamo. Usaremos somente materiais simples, que podem ser encontrados em casas de produtos eletrônicos. São acima de tudo baratos e você irá se divertir construindo.

Antes de falar de dínamos, vamos falar sobre os motores elétricos. Um motor elétrico simples é um conjunto que possui uma bobina (fio enrolado em espiras) e imãs permanentes em seu interior. Acoplado à isso existe um eixo livre. Quando a eletricidade circula pela bobina, cria um campo magnético que se opõe ou atrai o imã permanente fazendo o eixo girar. Existe um mecanismo no eixo do motor que mecanicamente vai conduzindo a eletricidade pelas diferentes bobinas, ou seja, ele vai comutando as bobinas através da chamada ‘escova’.

Por isso esses motores são chamados de escovados por possuírem esse dispositivo. Existem também os motores sem escova cujo funcionamento é um pouco diferente. O motor entra em funcionamento pela ação da eletricidade, ou seja, a energia elétrica das pilhas foi transformada em energia mecânica.

Porém é possível inverter esse processo e à partir de um movimento mecânico gerar eletricidade. Assim sendo, se eu girar o eixo desse motor, irei gerar eletricidade. Esse motor nessa hora deixa de funcionar como um motor e passa a exercer a função de um dínamo. Esses pequenos motores elétricos podem funcionar às avessas como estou explicando. Essa eletricidade gerada pode ser usada para acender uma lâmpada, LED ou carregar uma bateria para ser usada durante a noite. Esse é o mesmo processo usado nas usinas que geram eletricidade para nossas residências. Através da força mecânica das águas (hidrelétrica por exemplo) geram energia elétrica.

Veja o experimento abaixo. Dois motores estão acoplados um ao outro pelo eixo. Um dos motores será ligado às 2 pilhas pequenas – 3 Volts.

Geração de energia através de dínamo.
Geração de energia através de dínamo.

O segundo motor irá gerar eletricidade pelo movimento do seu eixo. A tensão gerada será medida através de um aparelho muito usado na eletrônica chamado multímetro. Usei a escala de 2,5 Volts. Veja no vídeo mais abaixo que o multímetro não alcança o final da escala. Ou seja, estou usando 3 Volts (2 pilhas pequenas) para gerar menos de 2,5 Volts. Sendo assim, essa experiência só serve para demonstração e não para uso prático já que nesse exemplo estamos gastando mais energia do que gerando. É claro que se ao invés do motor ligado às pilhas estivéssemos usando a força do vento ou da água seria muito interessante. As usina eólicas e hidrelétricas funcionam segundo esse princípio.

Tensão gerado pelo dínamo rotacionado por um outro motor.
Tensão gerado pelo dínamo rotacionado por um outro motor.

Assista o vídeo abaixo mostrando o que foi dito nas linhas acima. Caso prefira, assista através do link – http://youtu.be/DWIV31jm0rg


4 respostas para “O que é, e como funciona um dínamo”

  1. Olá. Gostaria de saber o que acontece com a sobra de energia se eu tiver um sistema elétrico onde um motor gerador elétrico fornece constantemente para um motor elétrico gerar força, claro, mais energia do que o necessário para gerar força?!

    1. Olá Robledo,
      A sobra de energia não é utilizada. Ou seja, isso é basicamente o que acontece todos os dias nas usinas geradoras de eletricidade como a de Itaipú, por exemplo. Ela gera mais do que usamos e o excedente não é guardado em lugar nenhum, simplesmente é perdido. Essa folga é importante para suportar os picos que podem acontecer ao longo do dia.
      Abraço,
      Alex

  2. Mano eu to com u radio de 12 voltz eu coloco ele no dinamo de 12 mas so ascendeu a luz do radinho será que existe tipos de dinamo pq o meu parece que so ascende luz

    1. Olá, tudo bem? Na verdade o que existe é um outro fator que funciona em paralelo com a tensão, que é a corrente. Não basta somente você conseguir 12 Volts. É importante a fonte que fornece essa tensão ter capacidade de corrente suficiente para alimentar o circuito. O LED consome pouca corrente, por isso ele consegue acender. Mas para ligar o rádio completamente há necessidade de uma corrente maior. E provavelmente o seu dínamo não está sendo capaz de fornecer corrente suficiente.

      Tenho um canal no YouTube onde falo de eletrônica. Os assuntos tangenciam muito a área da música, mas falo também de temas envolvendo eletrônica em geral.
      Esse foi o último vídeo que publiquei.
      https://youtu.be/FkRm2tjwYec?sub_confirmation=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *