Comprovado: Motor sem escovas e sua superioridade

Motor sem escovas é uma evolução do motor escovado. O termo escova vem do fato de existirem contatos que transmitem a tensão para o induzido que é formado por bobinas de fios. Essas escovas geram alguns problemas. Um deles está associado ao seu desgaste. Com o uso o motor para de funcionar e é preciso trocar elas. Um outro problema é que o atrito dessas escovas produz interferências que podem afetar o funcionamento de equipamentos de áudio próximos. Essa é a razão pela qual no passado era difícil se colocar um ventilador em circuitos que produziam muito calor. Pois se esse circuito fosse algo relacionado a áudio interferências poderiam ser ouvidas nos alto-falantes. Já nos dias de hoje isso é perfeitamente possível de ser feito com o uso de ventoinhas. As ventoinhas de computador por exemplo são formadas por motores sem escovas e dessa forma não apresentam os dois problemas anteriormente mencionados.

Os motores sem escovas ou brushless (do inglês), estão atualmente experimentando o seu auge. Antigamente as parafusadeiras elétricas possuíam somente motores escovados. Nos dias de hoje, por exemplo, já é possível comprar uma parafusadeira com motor sem escovas. Esse fato para citar algo mais próximo a realidade da maior parte das pessoas. Porém os motores sem escovas invadiram os modelos, sejam, barcos, carros ou aviões. Formaram uma bela parceria com as baterias LIPO e com isso hoje é possível voar e correr em grandes velocidades.

Existe também uma diferença muito marcante entre os motores brushless e os com escovas. Esse fato está ligado a que no motor com escovas, bastava uma alimentação e a ligação era direta ao motor. Já no motor sem escovas utilizados no modelismo isso não é possível. Esse motor devido a forma como suas bobinas estão enroladas precisa de um controle eletrônico para acionar as mesmas. Dessa forma, é imprescindível um componente conhecido como ESC (controle eletrônico de velocidade) para o motor sem escovas funcionar.

Assista no vídeo abaixo mais alguns detalhes que cito sobre esses motores e veja detalhes da sua constituição.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *