Porque usar um capacitor ligado em paralelo com motor escovado (brushed) – Qual a função dele?

Algumas vezes você já se deparou com um capacitor soldado nos terminais de um mtor escovado? Muitos desses motores estão presentes em brinquedos, em especial brinquedos rádio controlados. Mas qual será o papel desse capacitor?

O capacitor em um circuito de corrente contínua, ou seja, pilhas, não permite a circulação da corrente elétrica. Bom, agora não entendi. Se o capacitor não deixa passar corrente contínua, o que ele está fazendo em paralelo com o motor? Bom, ainda bem que ele não deixa a CC passar, pois caso contrário iria estar nessa posição fazendo um curto circuito. Mas então de fato o que ele está fazendo?

O capacitor é um componente que permite a circulação de sinais de altas frequências. Durante o funcionamento do motor – ligar e desligar – podem ser gerados sinais de altas frequências. Essas frequências tem a possibilidade de danificar o transistor que está acionando o motor. Sim, você leu certo, o transistor. Ou seja, por meio desse espúrio o transistor poderia até ser levado à queima.

Agora a coisa clareou, né? Então pelo uso do capacitor soldado diretamente no motor, ele funciona como um curto circuito para os sinais espúrios de alta frequência. Assim, ele evita que cheguem até o transistor, evitando sua queima prematura.

Normalmente esses capacitores são do tipo cerâmico em torno de 100 nF. Estou falando de pequenos motores que funcionam com baixas tensões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *