Várias lanchas RC navegando no encontro nautimodelismo da Cidade das Artes

Nautimodelismo é algo realmente fascinante. Um trabalho de dedicação que envolve o conhecimento de técnicas de construção náutica assim como conhecimentos de eletricidade e eletrônica.

Os moradores da cidade do Rio de Janeiro, puderam nesse dia apreciar de perto um pouco do que acontece nos encontros de nautimodelistas. Aqui na cidade, assim com no Brasil afora, temos muitos praticantes desse hobby envolvente. E para participar não paga nada. Na cidade temos uma grande quantidades de locais navegáveis. A maioria desses espaços são de água doce, assim como os espelhos d´água da Cidade das Artes.

A maior parte do pessoal prefere praticar em água doce, pois a água salgada é mais abrasiva e assim diminui a vida útil de alguns componentes. Isso sem contar que após um “banho” de água salgada os barquinhos precisam de uma atenção especial na limpeza.
Mas nem para todos isso é um impedimento, tanto que já navegamos em águas salgadas, como a lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro.

Um dos pontos positivos do nautimodelismo, é que o seu custo é baixo e qualquer um pode pilotar sem nenhum tipo de treino, ao contrário do que acontece no aeromodelismo, por exemplo.

Os modelos que pilotamos são de vários tipos. Alguns constroem tudo, passo a passo. Desde o madeiramento até a eletrônica. Enquanto isso alguns preferem comprar os barcos já prontos. Enfim, qualquer que seja sua escolha, uma coisa é certa – serão momentos de muita diversão e relaxamento.

Lancha RC navegando na piscina da Escola Naval RJ – Encontro Nautimodelismo 2016
A Escola Naval fica localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. É um local muito bonito, com a baía de Guanabara a cercando. Bem ao lado está localizado o aeroporto Santos Dumont, o pai da aviação. Na Escola Naval acontece anualmente um evento que reúne os nautimodelistas do Rio de Janeiro. Lá temos acesso a duas piscinas enormes. Nessas piscinas acontecem torneios entre os praticantes, como a corrida de velocidade entre as lanchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *