Regulador de velocidade para mini drill – Simples placa PWM

Nem sempre desejamos fazer com que os pequenos motores elétricos funcionem na sua rotação máxima. Pois ao controlar sua ‘velocidade’ (rotação), podemos usar esses motores em diferentes aplicações. Como exemplo, cito o caso de uma mini drill. Essa pequena furadeira é muito usada para trabalhos leves. Ela não tem um alto torque e por isso se você precisa de um trabalho pesado aconselho utilizar uma Dremel ou similares. Porém, para trabalhos pequenos e bem delicados a mini drill é perfeita. E ela pode ficar melhor ainda com a adição de um controle de velocidade de sua rotação.

A mini drill funciona com uma tensão de 12 Volts, mas é claro que se você ligar em 9 Volts ela vai funcionar, porém em uma velocidade mais fraca. Essa é a ideia. Ou seja, com o uso de uma pequena placa PWM (modulação por largura de pulso) é possível ajustar ao seu gosto a rotação da mini drill e assim ajudar nos mais diferentes trabalhos.

Você pode construir um circuito bem simples para esse propósito, ou até mesmo comprar um pronto. No Mercado Livre você encontra diversos vendedores comercializando esse tipo de plaquinha. Além disso, estamos falando de algo extremamente barato. A ligação dessa placa a mini drill é algo também simples e você vai conseguir fazer sem maiores dificuldades. Até porque ao comprar uma dessas no Mercado Livre ela vem com um pequeno manual que informa como a mesma deve ser ligada.

E só lembrando. Essa mesma placa PWM pode servir para outros projetos e não somente esse aqui. Portanto, outros motores de corrente contínua (CC) podem ser ligados a ela.
Eu preparei um vídeo onde falo em mais detalhes sobre essa placa PWM e sua ligação. Veja aí e depois me conta o que achou.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *