Ligar o Arduino no rádio Turnigy é fácil – Ligar LED ou motores via RC

Muitas vezes desejamos acionar um dispositivo através do nosso controle remoto. Porém nem sempre o que desejamos acionar possui um dispositivo adequado no mercado para uso. Por exemplo, digamos que você queira ligar e desligar um LED ou alguns LEDs. É bem verdade que é possível fazer isso com um servo. Essa solução é um tipo de gambiarra onde o servo se movimenta e aciona uma chave de alavanca. Dessa forma, a solução é eletromecânica.
Mas digamos que você queira fazer todo esse acionamento de forma eletrônica. Bom, te digo que é possível de várias formas. Uma delas é essa aqui. Através do sinal que sai do receptor do rádio controle, uma placa Arduino interpreta essa informação. A placa Arduino em sua saída aciona o LED. No lugar do LED poderia ser um relê, por exemplo. Caso fosse um relê poderiam ser acionados elementos maiores como motores que consumam elevada corrente.

Para montar todo o conjunto você precisa ter instalado no seu computador o programa da Arduino. Com ele você vai compilar o código fonte e gravar essa informação na placa. Depois é só retirar a placa da USB e ligar no circuito. Ajuste um canal no seu transmissor para fazer a atuação do liga e desliga. No meu caso usei o canal 5 onde aciono a chave do trem de pouso. No receptor liguei a placa Arduino ao canal 5 e pronto.
No vídeo procurei colocar todos os detalhes para que todos possam realizar a montagem. Assiste aí.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *