Você quer aprender a montar um BEC para ligar seu receptor de avião, barco ou carro

Os receptores de controle remoto foram construídos para trabalharem com uma tensão específica. Tensões fora dos parâmetros especificados podem levar o mesmo a queima. Portanto há necessidade de observar isso na sua ligação.

Para suprir a alimentação dos receptores são utilizados o que chamamos de BEC – Battery eliminator circuit. Eles fazem a redução da tensão das baterias LIPO 2S, 3S, 4S e outras para 5 Volts que é o padrão de tensão que deve ser usada nesse caso. O BEC normalmente vem juntamente com o ESC construído na mesma carcaça. Mas é possível também comprar o BEC isoladamente. Isso decorre do fato de que aeromodelistas que voam com aviões a combustão só precisarem de BEC já que não há motor elétrico para ser controlado.

Mas ao invés de comprar um BEC, caso deseje, é possível construir um e de forma bem simples. Na eletrônica existem variados circuitos que podemos construir com a intenção de reduzirmos uma tensão como 12 Volts, por exemplo, para uma outra qualquer. Alguns circuitos são mais simples e outros mais elaborados. Podemos utilizar transistores em configuração que chamamos de base comum com diodo zenner, por exemplo.
Mas sem entrar nesse lado técnico profundo, podemos fazer isso de uma forma muito simples com o uso do que é conhecido como Circuito Integrado Regulador de Tensão. No mercado podemos encontrar o C.I. (circuito integrado) regulador de tensão sob dois códigos, são eles: 7805 e 7905. O 7805 regula pela linha do positivo e o 7905 pela linha do negativo. Os dois números finais, 05, indicam que esse regulador é para estabilizar a tensão em 5 Volts. Podemos ver essa representação na imagem abaixo.

Ou seja, com o uso de um circuito integrado como esse é possível reduzirmos facilmente a tensão para os 5 Volts necessários para alimentar o receptor do rádio controle. Agora vocês podem estar perguntando como ligar o regulador de tensão no receptor.
No receptor temos três terminais em cada um dos canais, são eles:
– Positivo
– Negativo
– Sinal

O fio do sinal normalmente é representado pela cor laranja e corresponde ao fio ligado em uma das laterais. Utilizando um conector padrão Futaba é possível observar esse fio. Por ele temos o sinal propriamente dito e NÃO devemos ligar nada nesse fio. O regulador 7805 deve ser ligado nos terminais positivo e negativo do receptor. Observe bem as polaridades para evitar a queima do receptor. Pois caso contrário poderá levar a perda do seu receptor.
Assista o vídeo e veja todos os outros detalhes.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *