Realmente está comprovado. As baterias LIPO foram uma grande revolução.

As baterias LIPO são as mais modernas. Elas equipam os dispositivos elétricos e eletrônicos mais recentes voltados para hobby. Por exemplo: aeromodelismo, automodelismo e é claro o nautimodelismo. É possível encontrar essas baterias também com diferentes capacidades de fornecimento de corrente e tensões. Vamos entender melhor.
Elas são formadas por células. Dessa forma se existe somente 1 célula é chamada de 1S. Se tem 2 células – 2S e assim por diante. O S significa série, ou seja, ligadas em série. Dessa mesma forma, é possível encontrar a letra P, que significa paralelo.
Quanto a tensão fica assim: A bateria 2S possui uma tensão de 7,4V e a 3S em 11,1V. Ou seja, cada célula possui 3,7 Volts.
Na prática as baterias LIPO depois de carregadas, possuem uma tensão maior que a sua nominal. Uma bateria LIPO de 3S carregada, possui pouco mais de 12 Volts.
Quanto a capacidade de corrente na bateria LIPO é especificada pela letra C. Então é comum encontrarmos baterias de 10C, 15C, 20C e por aí vai. Mas em letras bem grandes é possível observar algo assim, por exemplo: 2200 mAh. Você deve estar se perguntando aonde entra a tal letra C, certo? É o seguinte, 1 C nesse exemplo é 2200 mAh. Então, em algum lugar da bateria está escrito quantos C´s de capacidade de corrente ela suporta. Digamos que sejam 20C. Nesse caso temos 2200 mAh x 20C = 44Ah. Ou seja, uma capacidade de fornecimento de corrente realmente muito grande, um excelente quesito dessas baterias.
Eu normalmente utilizo baterias desse tipo nas embarcações que construo. Com elas se é possível navegar por muito e muito tempo, desde que corretamente adequadas a motorização usada.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *