Você também pode construir uma simples fonte de alimentação

Vou mostrar aqui como montei uma fonte de alimentação que pode ser usada para alimentar aparelhos ou até mesmo como uma fonte para carregar baterias. Como a intenção principal era carregar baterias, a tensão de saída é fixa em 12 Volts. A corrente proporcionada pelo fonte é de somente 500 mA. Essa corrente está ligada à capacidade do transformador que nesse caso é de 12 Volts/500 mA. O meu uso principal é carregar baterias seladas como as usadas em no-breaks.

A baixa corrente do transformador faz com que a carga da bateria seja bem lenta. A minha intenção foi essa mesmo. Com a carga lenta a vida útil da bateria se estende. Veja abaixo os componentes que usei para a montagem da fonte de alimentação.

Componentes da nossa fonte de alimentação.
Componentes da nossa fonte de alimentação.

Lista de componentes:

1 transformador de 12 Volts / 500 mA

1 chave H-H

1 fusível

1 porta fusível

2 diodos 1N4007

1 capacitor eletrolítico de 1000 uF x 25 Volts

2 garras de jacaré paga ligar aos bornes da bateria a ser carregada

Veja abaixo que montei todo o conjunto dentro de uma caixa do tipo patola. Mas você pode montar o seu circuito onde preferir.

Caixinha do tipo patola para armazenar o circuito.
Caixinha do tipo patola para armazenar o circuito.

No detalhe abaixo podemos ver os 2 furos que foram feitos na caixinha para acomodar perfeitamente a chave H-H e também o porta fusível. A chave H-H que usei é do tipo que contém um LED interno, e quando ligada o mesmo acende facilitando a identificação.

Caixa patola já com os furos.
Caixa patola já com os furos.

Na imagem abaixo é possível observar tanto a chave H-H quanto o porta fusível instalados no seu lugar.

Interruptor e fusível instalados na patola.
Interruptor e fusível instalados na patola.

Após essa parte, vem a montagem do circuito. O circuito é muito simples. Nas imagens abaixo você encontra o circuito circuito soldado. Devido à grande simplicidade do circuito a montagem utilizada foi do tipo “aranha”. Assim os terminais de um componente são soldados aos terminais do outro componente.

Circuito do carregador de baterias.
Circuito do carregador de baterias.

Depois é só colocar todo o circuito instalado dentro da caixinha e ligar na tomada. Veja que não instalei chave para trocar a tensão de entrada. A tensão de entrada está dependente do transformador que possui seu primário para 110 Volts. Não procurei fazer a fonte estabilizada já que não tinha essa necessidade para minha aplicação.

Circuito na Patola com os terminais para ligar na tomada já soldados.
Circuito na Patola com os terminais para ligar na tomada já soldados.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *