O que é um relê e como funciona

O que é um relê
O relê pode ser descrito como um interruptor eletro-mecânico. Ele é usado quando ser precisa acionar alguma carga de maior potência através de um circuito que não tem capacidade para suportar altas correntes/tensões.

Relês
Relês

Basicamente ele é constituído de um núcleo de ferro onde em torno desse são enroladas várias voltas de fio bem fino. Quando a corrente elétrica circula por essa bobina um campo magnético é criado e um imã temporário é criado (também chamado de eletroímã). Esse campo magnético faz com que uma chave seja fechada através da atração de uma terminação do relê chamada ‘contato’.

Dessa forma um relê tem sempre no mínimo as seguintes partes:
– 2 terminais usados para ligar a bobina do relê
– pelo menos 3 terminais para ligar as cargas, são eles. Contato, terminal normalmente fechado(NF) e terminal normalmente aberto(NA). Como o próprio nome diz o terminal ‘normalmente fechado’ está ligado ao terminal ‘contato’ no estado natural do relê. Quando a corrente circula pela bobina do relê esse terminal se desliga do ‘contato’ e passa a se ligar eletricamente ao terminal ‘normalmente aberto’.

Relê visto por trás com seus terminais visíveis
Relê visto por trás com seus terminais visíveis

O relê é especificado pela tensão da bobina e pela capacidade de corrente e tensão que são suportados pelos contatos. Dessa forma uma especificação de relê poderia ser: 12 Volts / 110V-4A 220V-2A

Veja na foto abaixo a especificação do relê.

Especificações do relê
Especificações do relê

Em eletrônica os componentes tem uma representação no papel através de diagramas. A representação do relê é a abaixo. Veja que a bobina lembra as voltas do fio em torno do núcleo de metálico. Os terminais de contato lembram uma espécie de chave (interruptor).

Simbologia do relê
Simbologia do relê

Acionando o Relê
Para ligarmos o relê e fazermos seu teste, basta ligar uma alimentação que corresponda à sua bobina nos terminais da bobina.

Circuito do Relê
Circuito do Relê

No circuito abaixo ao ligar o relê, fazemos o acionamento de uma carga (lâmpada) em 110 Volts nos
terminais de contato do relê. Veja que a parte alimentada pelas pilhas está eletricamente isolada da parte alimentada pelos 110 Volts. Dessa forma o relê isola eletricamente os circuitos.

Circuito com relê
Circuito com relê

Você também vai gostar de ver:

Uma resposta para “O que é um relê e como funciona”

  1. Ótima explicação, o acionamento do Rele de Estado Sólido Omron é simples quando se deseja operar e desoperar o rele de estado sólido conforme é aplicada uma tensão de controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *