Você não pensava como é fácil montar um aeromodelo

Essa é minha primeira construção de um aeromodelo. Por essa razão escolhi um modelo que fosse simples de fazer. Por ser o primeiro fiz várias experiências, inclusive com a entelagem. O modelo escolhido foi o Slowly. Ele não tem aleirons, ou seja, somente 3 canais. Isso facilita mais ainda o primeiro projeto. O material base utilizado foi depron de 5 mm para a fuselagem. A asa foi toda feita de balsa e entelada com papel seda (vulgo papel fino utilizado para fazer pipas).

Veja abaixo a planta do aeromodelo. Eu imprimi em folhas A4 e colei elas para montar a planta.

IMG_0258

O passo seguinte foi cortar os modelos de papel para servirem como base para os cortes do depron.

IMG_0261

Veja abaixo o molde da fuselagem sobre a placa de depron. Fiz o contorno com canela e depois o corte com estilete.

IMG_0262

Depois de cortado ficou parecido com a foto abaixo. Digo parecido, pois abaixo já foi passada lixa para tirar as rebarbas. Essa dica é essencial. Todas as peças devem ser lixadas após o corte.

IMG_0263

Adiantando um pouco mais, abaixo podemos ver a fuselagem já tomando forma.

IMG_0270

Vista de cima. Veja que usei alguns pedaços de balsa para reforço estrutural.

IMG_0271

Visão inferior.

IMG_0272

Leme e profundor começando a serem montados.

IMG_0273

Visão lateral da fuselagem já com profundor e leme instalados.

IMG_0269

Construção da asa.

Inicialmente iria fazer as nervuras com balsa e a cobertura com depron. Veja como fiz inicialmente.

IMG_0275

IMG_0276

Porém logo deixei de seguir nesse caminho e decidi construir a estrutura toda em balsa.

IMG_0498

IMG_0499

Ela ainda levou vários outros reforços em balsa. Na foto abaixo ainda estava no início. Se for entelar com monokote é importantíssimo fazer muito resistente. Caso contrário durante a contração desse material a balsa irá empenar.

IMG_0500

IMG_0501

Como a minha estrutura de balsa não estava resistente o suficiente para o monokote, utilizei papel de seda na entelagem. Ficou show, lisinho mesmo. A dica para entelar com papel é a seguinte. Dilua a cola branca em água em cerca de 50%. Com um pincel pequeno vá passando na balsa. Depois venha com o papel colando as extremidades. Não passe cola nas partes centrais do papel, somente nas extremidades. Caso contrário você terá problemas na hora de esticar o papel.

Depois que colar tudo é que vem a mágica para esticar o papel. Consiga um borrifador e coloque água nele. Vá borrifando a água por toda a asa, tanto na parte superior quanto inferior. Após fazer isso você pode achar que estragou tudo, pois o aspecto vai ficar bem ruim. Porém após a água secar o papel ficará completamente esticado, coisa linda mesmo.

Veja o avião praticamente montado. Faltam uns detalhes que serão montados somente após o primeiro voo, por serem coisas estéticas somente.

IMG_0645

Assim que fizer o voo inaugural, colocarei um vídeo aqui.

Você também vai gostar de ver:

3 respostas para “Você não pensava como é fácil montar um aeromodelo”

  1. Muito legal esse projeto. Mas fiquei na dúvida em relação a essa inclinação na ponta das asas, como você faz pra saber?
    Olhei a foto do projeto e não vi essa informação.

    Obrigado.

    1. Olá Franz,
      Realmente a informação do diedro não consta na planta. Para chegar ao ângulo fiz uma pesquisa em outros modelos de 3 canais de asa com diedro. Infelizmente não me recordo qual a planta que usei como base para o diedro.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *