Você também pode montar seu controle remoto caseiro

Desde pequeno sempre fui apaixonado por eletrônica. Mas algumas áreas sempre despertaram mais o meu interesse. Entre elas posso citar controles remotos. Eu acho muito legal a capacidade de controlar dispositivos remotamente. Mas não somente montar um controle remoto, por montar. Fazer a montagem e a instalação do mesmo, por exemplo, em um barco ou carrinho.

Lembro que na minha adolescência montei alguns barquinhos. Alguns com rádio controle mais simples e um outro com um rádio bem mais elaborado. Esse em específico possuía um circuito integrado codificador MC145026 e o decodificador MC145027. Como o próprio nome diz a sua função, um deles ficava no transmissor e o outro no receptor.

Esses são CIs da Motorola e com o seu uso o trabalho de acionar vários dispositivos diferentes se torna mais fácil. Lembro que instalei ele em um barco grande que havia construído todo em balsa. Esse rádio era capaz de controlar algumas diferentes funções, como frente, ré, esquerda e direita.
Além dos CIs da Motorola, fiz uso também do módulo transmissor e receptor (par casado). Dessa forma o alcance se torna muito maior. Afinal, esses módulos possuem uma sensibilidade elevada. Assim é possível ter alcances de mais de 100 metros em campo aberto.
Nesse vídeo abaixo eu mostro mais detalhes so circuito do controle remoto. Atualmente é possível encontrar na web vários diferentes projetos que fazem uso dos MC145026 e MC145027.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *