Reparem no barco que solta até fumaça pela chaminé – Nautimodelos lago Vila do Pan – RJ

Muitas vezes desejamos simular a fumaça saindo pela chaminé de uma locomotiva, navio ou mesmo pelo cano de descarga de um carrinho. Existem várias formas de resolver esse problema. A mais comum que você encontra aplicada em grande parte dos projetos envolve o uso de glicerina. Ou seja, aquece-se a glicerina e a mesma gera fumaça. Esse método é o mesmo utilizado para fazer fumaça nas festas e shows. Para o aquecimento é comum o uso de uma pequena resistência. Normalmente é utilizado fio de nicromo para essa função.

O fio de nicromo possui uma resistência razoável, a ponto de quando ser submetido pela circulação de corrente aquecer. Só como curiosidade nicromo vem de níquel e cromo. Ou seja, é uma liga criada pelo homem e não um material encontrado na natureza dessa forma. Essa liga também é utilizada para cortar isopor por meio do aquecimento. Assim, ao comprar um cortador de isopor industrializado é comum se deparar com esse elemento sendo usado como o responsável pelo aquecimento para cortar o isopor.

Você pode encontrar fios de nicromo de diferentes espessuras. Uma dica é procurar no Mercado Livre. Eu mesmo já comprei vários metros desse fio com vendedores presentes nessa plataforma. Mas se você não desejar utilizar o fio de nicromo para aquecer a glicerina para fazer fumaça, saiba que existe uma outra forma para chegar a um resultado semelhante. A dica que deixo aqui é por meio de um processo de nebulização da água. Sim, um processo muito semelhante àquela máquina de fazer nebulização para a respiração.

Mas fique sabendo que não é preciso comprar uma máquina dessas. Você encontra a venda no mercado dispositivos para serem usados em pequenas fontes de água utilizados em casa. Sim, em algumas dessas fontes é possível instalar um pequeno dispositivo que faz a nebulização da água. Uma coisa bem bacana desse pequeno aparelho é que funciona com 24 Volts. Ou seja, com duas baterias LIPO 3S ligadas em série é possível alimentar ele.
Por fim, basta instalar ele em um pequeno recipiente com água e colocar uma pequena ventoinha para movimentar as pequenas gotículas de água para fora desse recipiente. A ventoinha pode ser alimentada com uma célula 3S, pois a maioria delas funciona com uma tensão de 12 Volts.

Para que você entenda melhor, eu fiz um vídeo mostrando esse aparelho em detalhes e também o seu funcionamento. Assiste aí.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *