Agora você vai querer montar também um controle remoto

Montando um Controle Remoto Monocanal

Aqui vou mostrar como montar um controle remoto monocanal. Você pode usar ele para qualquer aplicação. O alcance gira em torno de 100 metros da forma como vou propor a construção. O controle é modulado por tom e funciona na frequência de FM.

Para aumentar o alcance uma das características adotadas é a utilização de um rádio FM na recepção do sinal do controle remoto. O rádio FM é caracterizado por ter uma sensibilidade muito boa, o que vai aumentar em muito o nosso alcance. A saída do áudio que era entregue ao alto-falante é substituída pelo circuito abaixo. Esse circuito ao receber um tom aciona um transistor e comuta um relê.

O circuito do transmissor é mostrado abaixo. Ele é alimentado com pilhas pequenas devido ao baixo consumo de corrente exigido. A tensão pode ser alterada, até certo limite, para aumentar também o alcance. Com uma tensão de até 6 Volts o circuito funcionará bem.

Circuito do Transmissor e do Receptor

Circuito transmissor controle remoto monocanal
Circuito transmissor controle remoto monocanal
Receptor do controle Remoto
Receptor do controle Remoto

Na imagem abaixo a placa de CI que projetei já está dentro da caixinha patola.

Aspecto do circuito do transmissor já na placa de CI que projetei
Aspecto do circuito do transmissor já na placa de CI que projetei

Na outra imagem podemos o receptor. A parte superior é o rádio FM. O circuito agregado na parte debaixo do rádio FM é o acionador por tons.

Circuito receptor do controle remoto
Circuito receptor do controle remoto

O transmissor tem somente 1 único botão, onde ao ser pressionado o tom é enviado via FM. Ao ser liberado o tom deixa de ser enviado ao receptor. Todo o conjunto foi instalado em uma caixinha de plástico com o push-button para ser acionado. Não coloquei interruptor na alimentação já que o próprio push-button é que liga a alimentação. Assim sendo em estado normal nenhuma corrente circula pelo circuito. Como estamos trabalhando na frequência de FM há necessidade de antena com um tamanho razoável para não prejudicar o alcance. Uma antena de até 50 centímetros funcionará bem. Antenas maiores irão fazer com que ocorram instabilidades na transmissão.

Transmissor monocanal do controle remoto
Transmissor monocanal do controle remoto

Testes e uso
O meu controle fiz uso em um barquinho de controle remoto. Há muitos anos atrás comprei um kit para construir um barco em balsa e casco em plástico. O kit era para instalar um motor à elástico. Porém fiz as adaptações para instalar um motor elétrico. Não 1 na verdade, mas 2 motores. Como o barco já tinha alguns anos resolvi dar uma repaginada nela. Abaixo dá para ver como era (parte branca) e como irá ficar (parte prateada). Usei fita adesiva de entelagem para cobrir a parte superior.

Montando um controle remoto monocanal.
Montando um controle remoto monocanal.

Na imagem abaixo já dá para ver toda a área superior recoberta.

Parte superior já entelada com fita adesiva
Parte superior já entelada com fita adesiva

Funcionamento dos 2 Motores

A lógica é a seguinte. Sempre 1 dos motores está ligado. O barco não tem leme. O percurso é alterado se invertendo os motores. Dessa forma ao pressionar o push-button do transmissor o motor que estava funcionando deixa de funcionar e o outro motor é acionado. Ao soltar o push-button ocorre o inverso. Veja que dessa forma nunca poderemos ir em linha reta. O barco vai fazendo uma espécie de zigue zague.

Esse mesmo controle pode ser usado para montar um carrinho. Use a criatividade e depois me escreva o resultado.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *