Aprenda sobre o controle remoto dos carrinhos de brinquedo – Veja como fazer manutenção e alterações

Muitas vezes nós nos deparamos com pequenos carrinhos de controle remoto. São aqueles tipo brinquedo que possuem em geral as funções de frente, trás, direita e esquerda. Eles são tão comuns que as empresas que os fabricam, de uma forma geral, utilizam-se da mesma estrutura de rádio controle. Ou seja, o circuito de todos esses modelos é praticamente o mesmo.

Eles se baseiam em 2 circuitos integrados que fazem parte do coração do rádio. Um deles está no transmissor e dessa forma é responsável pela codificação do sinal. Já o outro está no receptor e interpreta esses valores que foram codificados.

Por vezes o circuito integrado entre diferentes brinquedos pode ter uma numeração diferente, mas saiba que a estrutura interna é a mesma. Eu mesmo conferi isso em um desses brinquedos. Para isso eu pesquisei e encontrei a estrutura desses componentes e o circuito geral de todo o rádio controle, transmissor e receptor.

A vantagem disso é que facilita para aqueles que fazem manutenção nesse tipo de brinquedo. E além disso, ajuda aos que, como eu, são makers e acabam desmontando esses circuitos e fazendo alterações no mesmo. Aqui nesse blog e lá no meu canal no YouTube você encontra uma modificação que fiz nessa placa receptora para ser transformada em um receptor FM.

Mas outras várias modificações podem ser realizadas, inclusive aumentar o número de canais que serão usados. Como vocês verão existem controles que estão presentes no circuito integrado mas muitas vezes não são usados. Por exemplo, a função Turbo. Ela está idealizada no projeto do circuito integrado mesmo que o carrinho não tenha implementado essa função. E portanto você pode desenvolver essa função para esse carrinho ou até usar esse canal para outra função qualquer, como acionar uma sirene.

Na parte regenerativa do sinal do receptor, encontramos somente 1 único transistor. Depois esse sinal é levado ao circuito integrado que é o cérebro que controla tudo. Ele interpreta os sinais enviados pelo transmissor, decidindo assim qual a saída desse circuito integrado será acionada. Para controlar os motores são usadas as famosas Ponte H. São circuitos que usam 4 transistores no entorno do motor para fazer a sua reversão de polaridade. Ligados à esses 4 transistores existem outros dois que de fato acionam a Ponte H. Portanto para cada motor estamos falando de 6 transistores e assim normalmente perfazendo um total de 12 transistores no receptor que tem as 4 funções que mencionei no início desse texto (frente, trás, direita e esquerda).

Importante salientar que para diferenciar a Ponte H do motor da direção do acelerador você encontrará transistores de modelos únicos. Já que a parte do acelerador tende a ser usada com maior frequência e consumir maior corrente devido ao tamanho do motor, então os 4 transistores da ponte H são normalmente maiores.

Para ajudar a esclarecer esses pontos até gravei o vídeo abaixo. Nele eu inclusive falo em mais detalhes sobre as tensões de alimentação para os circuitos integrados codificador e decodificador. Além disso, mostro o circuito do transmissor e também do receptor. Agora ficou fácil entender esses pequenos rádio controles e fazer a manutenção e alterações.

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