Como resfriar o ESC do seu aeromodelo – Dica simples e útil – Pode ser modelo de depron ou balsa

Durante o voo em um aeromodelo uma das vantagens do vento que a hélice produz é resfriar o motor. E você não precisa fazer nada para que esse processo ocorra. É algo natural do voo. Ou seja, enquanto estiver voando o vento produzido pela hélice somado ao vento do deslocamento do modelo levará uma boa quantidade de vento ao motor, ajudando assim a resfriar o mesmo.

Porém surge uma questão. E como fazemos para resfriar o ESC? Pois o ESC, ao contrário do motor, normalmente está localizado em um compartimento mais escondido. Esse lugar é dentro do avião – aeromodelo. Ele costuma fica próximo da bateria, que também aquece durante o uso e não tem nenhuma ventilação.

Pensando nisso eu fiz uma adaptação na porta de acesso onde está o ESC e a bateria. Embora a minha preocupação maior seja resfriar o ESC e não a bateria. Afinal, ela aquece, mas nem tanto.

O meu aeromodelo Cesna possui um compartimento na parte de baixo que é acessado por meio de uma pequena porta. Esse modelo é de isopor depron e isopor P3. O que fiz nessa pequena porta de acesso foi instalar, também com depron, pequenas aletas que levam o vento para dentro desse lugar. Na parte traseira da porta fiz 2 furos por onde o ar sai. O melhor de tudo é que não impactou em nada o voo, que transcorre da mesma forma.

Para fazer as aletas da entrada de ar utilizei depron de bandeja de frios, como queijo e presunto. Sim, esse material das bandejas é depron e pode ser encontrado dessa forma em espessura bem finas, exatamente o que precisava. Colei tudo com cola Epóxi de 2 componentes. Os dois furos na parte traseira foram feitos com um material cilíndrico e quente (ficou perfeito).

Para que você veja, fiz o vídeo abaixo. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras. Depois deixe o seu comentário no vídeo falando o que achou da engenhoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *