Construção em balsa do rebocador Yarra – som motor diesel e fumaça chaminé

Há muito tempo desejava construir um barco rebocador. Na internet existem vários projetos sobre esse tema. São diferentes modelos para todos os gostos. Eu pretendia construir em uma escala grande, pois assim teria mais espaço no interior do modelo. Afinal, mais espaço significa que dá para embarcar mais coisas, como vários dispositivos eletrônicos.

Uma das coisas que queria fazer era colocar o som de motor a diesel. Pois iria utilizar motor elétrico, mas queria algum grau de realismo na questão sonora. Então busquei desenvolver um pequeno circuito amplificador e um gerador sonoro de motor a diesel. Para fazer isso achei melhor me valer da plataforma Arduino. O resultado é um circuito acionado por meio do acelerador do controle remoto. Ou seja, ao acelerar o motor elétrico, o efeito sonoro também vai sendo incrementado, dando mais realismo.

O rebocador possui também uma chaminé. Em princípio ela seria tão somente decorativa, mas busquei inovar. Então por ela sai também fumaça. É claro que essa fumaça é uma simulação do motor a diesel, pois não tenho nada na embarcação que gere fumaça, como um motor a combustão. Para emular a fumaça fiz várias pesquisas e experiências e acabei ficando com o efeito do nebulizador na água. Trata-se de uma fumaça segura e fácil de repor, pois basta colocar água. Mas sei que alguns colegas geram fumaça de outras formas, como por exemplo, com glicerina (através de aquecimento). Achei minha ideia do nebulizador mais prática e assim segui.

O rebocador que usei para acomodar esses e outros dispositivos foi o Yarra. A planta dele é facilmente encontrada na internet. Seu casco também não possui muitas curvas e por isso é possível fazer com madeira balsa. A vantagem da balsa é que ajuda muito no trabalho. Trata-se de uma madeira leve e boa de trabalhar, fazendo corte, por exemplo. Para colar você pode usar, CA (Super Bonder), cola dois componentes (epóxi) e até mesmo cola de madeira, aquela cola amarela. Falando sobre a cola de madeira (cola amarela), ela se mostra super resistente. A única questão é que sua base é água e por isso em caso de naufrágio existe grande chance do barco se desfazer.

Depois que montar a estrutura utilize massa para madeira e lixa para dar o acabamento final. Aí é só pintar. No caso da pintura meu conselho é por uma tinta fosca. Vai dar um realismo maior ao projeto. Além disso, a tinta fosca ajuda a encobrir possíveis imperfeições.
Olha, dá uma olhada nesse vídeo abaixo onde mostro mais detalhes dessa minha construção. Não esquece de deixar seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *