Você sabia que é possível calibrar o testador de componentes, vulgo ESR? – Medidor e identificador automático de componentes

O testador de componentes (vulgo ESR) é um instrumento fantástico e ajuda demais na identificação dos componentes eletrônicos. Ele possui um display de cristal líquido e um terminal onde o componente a ser verificado é inserido. Após isso pressiona-se um botão e o componente é colocado em teste. Esse teste ajuda a identificar o tipo de componente e outras informações como polaridade de valor.


Porém antes de iniciar o seu uso é interessante calibrar o aparelho. Isso é importante para garantir que a leitura será correta.
Realizar a calibragem do Testador de Componentes é muito simples. Você precisa tão somente de três pequenos pedaços de fio. Descasque as extremidades dos fios e una todos por uma extremidade. Ou seja, é preciso fazer um “curto”. Explico melhor. Devemos inserir um fio em cada entrada do Testador de Componentes. Como o Testador de Componentes tem 3 entradas identificadas pelos números 1, 2 e 3, inserimos três fios. Depois unimos esses três fios pela outra extremidade.


Feito isso é só pressionar o botão do Testador de Componentes e o processamento de calibragem inicia. No mostrador é exibido um gráfico com o percentual realizado. Em seguida aparece uma mensagem informado para retirar os três fios conectados nos terminais do Testador de Componentes. Ah, separe um capacitor com valor maior do que 100nF. Você vai precisar dele ao longo da calibragem, será solicitado em um determinado momento.
Por fim é exibida uma mensagem informando que a calibração foi concluída. Se ficou alguma dúvida assista o vídeo abaixo. Nele eu mostro como realizar esse processo.

 

 

Obs: ESR é uma das medidas que esse aparelho faz. O nome correto é Testador de Componentes. Porém muitas pessoas acabam chamando ele de ESR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *