O Planejamento bem feito – A primeira etapa!

Planejar mais, antes de começar a fazer! Planejamento é algo que deveria haver em uma série de atividade empresariais ou não.

Muitos caem no ledo engano de iniciar logo o que deve ser feito, sem o devido planejamento. As desculpas são várias, as mais comuns são:

– falta de tempo

– falta de verba

O problema é que ao reduzir o planejamento podemos incorrer em vários erros. Esses erros custam caro e vão interferir no que nós queríamos economizar – a verba.

E se vai haver retrabalho, recai em algo que também não se tinha antes, que era o tempo.

Os japoneses são famosos pelo quanto planejam as atividades. O resultado é que gastando mais tempo no planejamento eles ganham na produção. E mais ainda. Se o resultado for algo tangível como um veículo, evitam os tais recalls por defeito de fabricação, por exemplo.

Para os aspirantes à empresários, o planejamento é imprescindível. O plano de negócios deve ser o balizador para a construção de uma futura empresa sólida.

Dessa forma, um negócio que está iniciando tem muito mais chances de sucesso se comparado à outro no mesmo segmento, porém esse último sem um plano de negócios.

Esses são somente alguns aspectos relacionados ao planejamento, mas que já nos permitem dar uma dimensão clara do quão é importante essa atividade.

Eu também levo a questão do planejamento para o aspecto pessoal. Recentemente construí um circuito bem complexo para controlar algumas funcionalidades no barquinho que construí. Antes mesmo de iniciar a construção foi muito planejamento para evitar erros e retrabalhos. Abaixo estão alguns dos planejamentos realizados para se chegar ao produto final.

Planejamento das funções que seriam disponibilizadas, pontos de grande importância e cuidados durante a montagem.

Foto do esquema do circuito em papel que idealizei para acionar todas as funções.

Abaixo a placa sendo construída com alguns dos componentes já soldados.

 

Planejar é tão essencial que existe um ciclo de melhoria contínua chamado PDCA. Sabe o que significa a primeira letra – ‘P’? Significa Planejar. Mas sobre o PDCA falamos no futuro.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *