Empreendedorismo

Acredito que empreender é algo que cultivei desde pequeno e acredito não ter sido influenciado por alguém em específico durante esse período. É fato, que quando adolescente, aí sim fui muito influenciado nessa área por diversas pessoas, inclusive pelo meu pai. Ah, só uma coisa. Os fatos destacados no texto abaixo não estão necessariamente em ordem cronológica.

Me recordo que eu comprava diversas revistas de eletrônica, e naquele período (décadas atrás) comprar produtos eletrônicos era muito caro. Porém você podia juntar alguns componentes e construir conforme sua necessidade. Isso sim era muita vantagem àquela época. Lembro que montei algumas coisas para comercializar. Veja que estou falando do Alex Baroni com 12/13 anos de idade. Uma dessas coisas que vendi algumas unidades foi um cortador de isopor. Ele era feito com cabo de vassoura e funcionava super bem, com 4 pilhas pequenas.

O meu lado empreendedor se voltava tanto para as atividades manuais de uma linha de produção, quanto para a administração do negócio em si. E foi assim que montei um negócio voltado para produzir Kits de água doce para serem usados em embarcações. Inclusive participei com esse produto de uma das maiores feiras náuticas do Brasil, o Rio Boat Show.

Também já montei um negócio onde ministrava aulas de eletrônica para músicos. O espaço físico era composto de uma sala de aula. Além da aula expositiva, sempre que possível eram mostradas experiências práticas para os alunos. Na imagem a seguir pode-se observar a sala de aula.

Na área da música também já empreendi por meio de um estúdio de ensaio e gravação. Um espaço grande com 2 salas para as atividades, além de uma área técnica, dois banheiros e hall. O estúdio ficava localizado em Jacarepaguá.

Por meio do estúdio eu e meu sócio desenvolvemos alguns equipamentos para comércio. Fizemos protótipos de pedais de efeitos, mas por fim vendemos centenas de captadores utilizado para instrumentos acústicos. Veja aí a foto dele.

Era assim que ele era instalado no instrumento, por meio de uma presilha.

Também acredito que meu maior desejo de empreender possa ter sido incrementado a partir do momento em que fiz o curso do Empretec no SEBRAE. Como por exemplo, na escrita de livros. Escrever é algo que sempre me dediquei em vários momentos de minha vida e com a grande facilidade de publicar livros digitais como por meio da plataforma da Amazon, me entreguei a essa possibilidade. Atualmente tenho 4 livros publicados na Amazon. Os livros são sobre música, modelismo e fotografia.

Também empreendi com minha esposa em uma loja física. O negócio foi muito bem sucedido atuando na área de foto, vídeo e personalização de brindes. Na imagem a seguir você pode observar o espaço da loja.

Além dos empreendimentos relacionados com negócios que funcionam necessariamente por meio de um espaço físico, também empreendi alguns canais no YouTube. Entre eles cito dois canais voltados para a eletrônica. Um deles a eletrônica tem foco no áudio e o outro no modelismo. Clique nas logomarcas a seguir para navegar até o canal no YouTube.

Nessas áreas que mencionei também tive a oportunidade de auferir lucros com a preparação e venda de materiais como apostilas e DVDs. Como foi o caso onde produzi um DVD com quase 2 horas sobre todas as etapas para a construção de um amplificador de guitarra e um material textual que ensinava como construir um pedal valvulado para guitarra.

O material do DVD atualmente encontra-se disponível gratuitamente no meu canal do YouTube. Infelizmente os equipamentos acessíveis ao público para a gravação de vídeo àquela época deixavam muito a desejar. Então comercializar nos dias de hoje um DVD com imagens que foram capturadas por câmeras do ano de 2008 não parece ser algo saudável.

Atualmente tenho um curso online vendido pela plataforma Hotmart. Ele trata especificamente de eletrônica voltada para o âmbito do modelismo. Mais detalhes estão no banner a seguir. Clicando nele você abrirá uma página na Hotmart.