Quer montar um aerobarco pantaneiro de isopor Depron?

Nem todos os barcos funcionam da forma tradicional, ou seja, com um hélice sob a água. Alguns podem ter seu princípio no impulso por meio do ar e não pela água, como o caso dos aerobarcos. Isso se traduz em vantagens, como por exemplo, a capacidade de navegar em águas muito rasas, pois não existe eixo e hélice dentro da água sob risco de colidir com o fundo da lagoa, canal ou mar.

No caso dos pequenos barcos de controle remoto, um aerobarco torna-se um meio termo entre um aeromodelo e um nautimodelo (avião e barco). Assim, você pode utilizar componentes que iriam dentro de um aeromodelo na construção do seu aerobarco, seja ele elétrico ou mesmo com motor de combustão interna. Isso me lembra inclusive uma reportagem que li muitas décadas atrás em uma revista de modelismo. Um aeromodelista morava bem longe da área de voo de sua cidade. Porém nas proximidades de sua casa existia um rio. Esse fato o levou a construir um aerobarco com as partes do avião. Pela reportagem datar de muitos anos atrás, àquele período ainda vivíamos com os altos preços praticados nos itens de modelismo. Então esse senhor mencionado por essa reportagem, a todo momento tirava as peças do aerobarco e colocava no avião e vice-versa. Assim, quando não conseguia ir até a pista de voo, brincava na água com seu aerobarco.

Hoje em dia os preços dos itens de modelismo são bem mais acessíveis, então não é necessário desmontar um para montar outro. Mas saiba, como dito, que as partes de um aeromodelo são as peças centrais para a construção do seu aerobarco. Portanto, no caso de um aerobarco elétrico, você pode utilizar o servo para o controle da direção, o ESC para o controle da velocidade, o BEC para alimentar o circuito do receptor, a mesma hélice que usava no aeromodelo, a mesma bateria LIPO que estava no avião e o mesmo receptor.

Quanto a construção da estrutura do aerobarco existem diferentes opções. Você pode usar balsa ou até mesmo madeira do tipo compensado naval. Pode ainda fazer em fibra de vidro, o que dará um aspecto final bem profissional se você tiver habilidade para trabalhar com esse material. Ou ainda construir de isopor do tipo depron. O meu foi construído com depron. Trata-se de um tipo de isopor bem resistente, assim permitindo a construção de modelos com dimensões maiores. No meu caso, a parte do acabamento ficou por conta de uma película tipo as utilizadas em envelopamento de automóveis. O acabamento ficou perfeito. Mas você pode também utilizar adesivo do tipo contact para fazer um acabamento semelhante ao que fiz.

Nesse vídeo abaixo eu mostro em detalhes o aspecto final do aerobarco. Veja como ficou muito bonito. Ah, depois deixa seu comentário aqui no blog ou lá no canal do YouTube.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *