Como ligar qualquer dispositivo através do seu controle remoto – Acenda LEDs e acione motores

Para você que é adepto do faça você mesmo por meio da eletrônica, tenho uma dica bem legal. Aprenda aqui como acionar dispositivos remotamente com o uso de um controle remoto utilizado em modelismo. Isso é extremamente importante, pois muitas vezes precisamos ligar e desligar alguma coisa remotamente, por exemplo, faróis de LEDs, sirenes e outros. Mas aí vem a questão. Como fazer isso?

Existem muitas formas diferentes para resolver essa questão. Aqui nesse artigo vou indicar uma forma simples de solução, para tornar mais acessível a qualquer pessoa que esteja interessada em fazer. É um simples circuito com relê que pode acionar dispositivos remotamente. Você vai precisa de 2 diodos, 1 servo do tipo 9 gramas e 1 relê.
A ideia é bem simples. O servo de 9 gramas é o ‘cérebro’ da coisa toda. Dentro dele existe um pequeno circuito eletrônico e vamos fazer uso dele para poder facilitar a criação do pequeno projeto. Esse circuito já está preparado para ser ligado ao receptor de rádio controle. Isso é um ponto muito positivo, facilitando assim para que qualquer um possa fazer esse desenvolvimento.

Você pode até usar um servo com defeito, desde que o mesmo não seja na parte eletrônica. Assim, pode haver defeito na parte das engrenagens, pois elas não vão servir para absolutamente nada nesse projeto. Portanto a primeira coisa a fazer é conseguir um servo e desmontar ele. Abra e retire as engrenagens e a pequena placa de circuito impresso. Essa placa possui fios em 2 extremidades. Em uma delas entram os três fios que possuem o conector para ligar ao receptor do rádio controle. Já na outra extremidade a pequena placa está ligada ao motor elétrico. Você deve cortar essa ligação que aciona o motor. Pois no nosso caso não precisamos acionar esse motor, afinal queremos acionar o relê que será ligado em breve.

Mas antes de ligar o relê nós vamos usar também dois diodos. Esses diodos são do tipo retificadores de silício. Dentro disso, podemos utilizar o 1N4007, 1N4001, 1N4148 e vários outros. Esse componente não é crítico no projeto. O diodo é um componente que permite a corrente circular somente em 1 sentido. Assim, ele vai servir no projeto de proteção ao relê.
Para ajudar você eu gravei um vídeo com o passo a passo que você precisa fazer na soldagem para ter sucesso nesse projeto. Depois, aparece aqui ou lá no canal no YouTube e deixa seu comentário.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *